Como Funciona o Sistema GPS?

Como Funciona o Sistema GPS

Os satélites tornaram-se ativos importantes no ambiente tecnológico moderno, pois são usados ​​em diferentes áreas e fornecem muitas funcionalidades úteis.

No sistema GPS atual, existem 32 satélites em órbita terrestre. Vinte e quatro deles são usados ​​para processos de triangulação e os outros oito servem como recursos de suporte para manter um tempo preciso. Nós os chamamos de constelação Galileu, são 24 satélites a 23500 quilômetros da Terra.

O tempo é muito importante quando se trata de geolocalização e rastreamento de dispositivos. Uma diferença de milissegundos pode ter um impacto negativo na precisão do rastreamento. Se os satélites que realizam o rastreamento não estiverem devidamente sincronizados, a margem de erro aumentará, portanto, a precisão do localizador não será capaz de gerar a posição correta.

No entanto, você não precisa se preocupar com isso, os cientistas recorrem ao “satélite de apoio” que contém um relógio atômico. Este relógio funciona como referência para os satélites que realizam a trilateração e os mantêm sincronizados.

A central de controle se encarrega de verificar o estado do sistema e verificar se tudo está como deveria. Eles também executam cálculos de órbita para determinar a posição de cada um dos 24 satélites em órbita terrestre (com a Terra como referência de distância). Não é possível encontrar a localização de um dispositivo, se não tivermos ideia da posição do satélite. A cada 100 minutos, as estações terrestres comunicam suas órbitas precisas aos satélites, o que permite que os receptores de sinais, como o GPS dos nossos celulares, executem o rastreamento.

Precisão:

Se sua localização geográfica estiver nas montanhas, pode ser difícil determinar sua posição. O receptor GPS moderno rastreia seus satélites rastreando os satélites disponíveis ao mesmo tempo, mas alguns deles serão usados ​​para determinar sua localização.

Para determinar a geolocalização de satélites GPS, dois tipos de dados requerem um receptor GPS, que é o calendário e o epic. Essas informações são transmitidas continuamente por satélites GPS e seu receptor GPS coleta e mantém esses dados em registros.

Existem informações sobre o status dos satélites no almanaque e as informações orbitais são estimadas. O receptor GPS usa o almanaque para descobrir satélites visíveis. O almanaque não é muito preciso, pois permite que o receptor GPS obtenha a solução.

A maioria dos receptores GPS modernos precisa de algum tempo para obter o calendário. No receptor GPS antigo, o registro é necessário para obter satélites, mas os modelos mais recentes podem obter satélites sem necessariamente obter um almanaque.

Abaixo está o guia sobre como o GPS funciona para determinar a posição em que você está, rastreando os sinais transmitidos pelos satélites.